Problemas são hábitos ruins em nosso subconsciente

Hipnose Clínica - Arthur Paiva

Problemas são hábitos ruins em nosso subconsciente

Afinal, o que é e como funciona nossa mente?

A mente humana é muito difícil de ser definida e explicada. Possuímos aproximadamente 100 bilhões de neurônios, sendo que cada um pode fazer mais de 10 mil ligações. Se fôssemos fazer a conta de quantas são as ligações possíveis, chegaríamos em um número tão grande, que superaria a quantidade de estrelas existentes no céu, ou seja, existem muito mais coisas acontecendo “dentro da nossa mente” do que podemos imaginar.

Por ser algo tão complexo, adotamos um modelo para facilitar nosso entendimento. Dividimos nossa mente então em 3 partes: CONSCIENTE, INCONSCIENTE E  SUBCONSCIENTE.

A mente INCONSCIENTE é responsável pela manutenção da nossa vida, pelo funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo, como o sistema circulatório. O Inconsciente também é responsável pelo nosso “instinto”. Exemplo: quando passamos por uma situação de perigo, fazemos basicamente 3 coisas: atacamos, congelamos ou fugimos.

Temos a nossa mente CONSCIENTE, que é responsável pelas nossas funções críticas e analíticas. Fazemos escolhas, tomamos decisões, filtramos as informações. É onde passamos a maior parte do tempo. O consciente também é responsável pela nossa força de vontade, aquela “vontade extra” de fazer tudo acontecer de forma diferente. Porém,apenas força de vontade não é suficiente. Muitas pessoas acham que é no consciente que está a essência da nossa vida e elas estão completamente enganadas! Tudo está no subconsciente…

A mente SUBCONSCIENTE é a que nos define. É nela que estão todas as informações que compõem nossa vida: lembranças, sentimentos bons e ruins, memórias, sons, cheiros, sabores, ou seja, tudo que vivemos. As informações não conseguem sair ou entrar facilmente em nosso subconsciente, por isso é tão difícil resolvermos um problema que tanto nos incomoda. Isso acontece porque entre a mente consciente e a subconsciente, existe uma barreira, um filtro, que impedem as informações de chegarem e saírem diretamente do subconsciente. Esta barreira se chama faculdade crítica. Com a Hipnoterapia, conseguimos rebaixar este filtro e temos o acesso ao subconsciente de forma mais fácil. Assim, é possível ressignificar os nossos problemas.

 

Problemas x Hábitos

 

Mas o que são nossos problemas? Seja ansiedade, fobia, depressão, síndrome do pânico, timidez, insegurança…tudo isso são hábitos ruins que se instalaram em nossa mente subconsciente. Você já parou para pensar o que é um hábito? Hábitos são ações que repetimos com frequência, conscientemente ou não, como lavar as mãos ou comer um doce depois do almoço. É um comportamento aprendido, bom ou ruim, que mantemos de forma automática, sem pensar nele. É impossível viver sem os hábitos.

Existem 2 formas de processarmos os nossos pensamentos: pela VIA RÁPIDA ou pela VIA LENTA. Quanto é 2+2?rapidamente você tem a resposta! Cai na sua via rápida de pensamento. Mas se eu te pergunto: quanto é 35 x 21? A resposta não vem fácil, não é mesmo? Nesse caso, caiu na via lenta de pensamento.

Percebe-se, então, que os hábitos são aquelas ações que caem na nossa via rápida de pensamento, tornando-se automáticas em nosso subconsciente. Outro exemplo: você chega no trabalho e seu chefe briga contigo. Aí você fica ansioso. No outro dia, chega no trabalho e sua mesa está lotada de coisa pra fazer. Você fica ansioso. No dia seguinte, você recebe uma notícia ruim assim que chega no trabalho e fica ansioso… Seu subconsciente, para encurtar o caminho e economizar energia, associa sua chegada ao trabalho com a ansiedade. Depois de um tempo, não precisa acontecer algo específico para você ficar ansioso, basta chegar ao trabalho. Ou pior, basta pensar no trabalho. E ficar ansioso vira rotina na sua vida. Caiu na via rápida de pensamento.

Mas como mudar? Como resolver os problemas? Devemos quebrar os padrões negativos em nossa vida! Precisamos tirar as rotinas negativas da via rápida e passarmos para via lenta de pensamento. Através da Hipnose (seja Hipnoterapia ou Auto-Hipnose) temos as ferramentas necessárias para ressignificar os problemas, substituindo os hábitos ruins pelos bons, acessando o subconsciente de forma rápida e segura.

E lembre-se: por pior que seja seu problema, ele não nasceu com você, ele apareceu em algum momento da sua vida… E o mais importante: VOCÊ NÃO É ESTE PROBLEMA! Isso não te define! Basta você se dar essa oportunidade! Voltando ao exemplo anterior: você chegou ao trabalho e, ao invés de se sentir ansioso, raciocinou e viu que naquele dia não tinha motivos para tal e resolveu ser grato por trabalhar. Percebeu que mesmo que fique aborrecido, não há motivos para viver ansioso. E fez isso todos os dias, até que se sentir bem virou um hábito!

Quebre os padrões negativos da sua vida! Saia do modo automático e use o poder da sua mente a seu favor! No final das contas, tudo depende única e exclusivamente de você mesmo!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

© 2020 Arthur Paiva. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec